CIA GOLIARDOS

Fundada em 1993, situada na cidade de Canela, a Cia. Goliardos dedica-se ao mundo do teatro de bonecos infantis e adultos e aos monólogos adultos.

A primeira realização foi o espetáculo”Eu Sou Vida,Eu não Sou Morte”, de Qorpo Santo.No final de 1994, a Cia Teatral Goliardos, decidia, diversificar-se, atuando na rua. O texto escolhido “Comédias da Vida Privada”, de Luis Fernando Veríssimo narra o cotidiano de um casal nos tempos modernos. Ainda nesse ano,é realizada a leitura dramática do texto de Dias Gomes”O Santo Inquérito”no Teatro de Arena.

O ano de 1995, os Goliardos dedicam ás crianças. A peça “Turma 21″ é encenada nas praças e ruas, mostrando a questão da educação de um país que acaba de entrar nas garras do Plano Real.

O orixá Bará abre o ano de 1996 e os Goliardos retornam aos palcos com o espetáculo”Goliardos contam Orixás”.

A genialidade de Luis Fernando Veríssimo não cessa, e por isso, em 1997,os Goliardos voltam para a rua com o espetáculo “Novas Comédias da Vida Privada”. O ano de 1999 é marcado pela descoberta e uma nova linguagem para os Goliardos. O fascinante mundo do teatro  de bonecos é adotado pela companhia e ganha um projeto arrojado,”O Contador de Histórias”. As peças são”Contos e Cantos”,”Chapeuzinho Vermelho”,”João e Maria”,A Rena do nariz Vermelho” e “Os Coelhinhos da Páscoa”.

Em 2002 os Goliardos preparam duas estréias. A primeira, dedicada ao público infantil é cantada por duas amigas: A Formiga e A Cigarra” e espetáculo de teatro de rua “O Auto Popular do Bumba-meu-boi”.
Em 2003, preparamos algumas estréias para comemorar os 10 anos de fundação da Cia Teatral Goliardos. O público infantil foi presenteado com o petáculo de teatro de bonecos “Os Três Porquinhos”.

Seguindo o mesmo projeto,a peça “O Corcunda de Notre Dame” estréia em 2004. Também em 2004, a autora Vera Karan é apresentada em nosso currículo,com o espetáculo “Quem Sabe a Gente Continua Amanhã”.

Dentro do Projeto Disney, estréia em 2005 “Cinderela”.

Para 2006, compondo ainda o Projeto Disney,”Branca de Neve e os 7 Anões”.
Ainda em 2006, o público adulto recebe o espetáculo”Abelardo e Heloisa-Uma História de Amor”.

Em 2007, lançamos um projeto de datas comemorativas através do teatro de bonecos. O mais famoso ursinho do mundo, Pooh, Leitão, Tigrão e toda sua turma estão presentes nos espetáculos”A Páscoa do Ursinho Pooh” e “O Aniversário do Ursinho Pooh.

O ano de 2008 é presenteado com o espetáculo que veio do fundo do mar, Ariel. A Pequena Sereia”, completa o Projeto Disney.

Em 2009, preparamos uma estréia para o teatro adulto:”Uma Professora Quase Perfeita”.Também se trata de um monólogo,onde a figura de Eleonora dá uma aula de humor e divertimento.

Em 2010, mudamos nossa sede definitivamente para o município de Canela, RS, é encenada a mais bela história contada pelos irmãos Grimm,”Joãozinho e Mariazinha”, tendo uma concepção completamente diferente e inovadora para o teatro de bonecos através do projeto Teatro Mambembe. Completa esse projeto as peças “Os Saltimbancos” e para o segundo semestre de 2011,”Menina Bonita do Laço de Fita”, sendo todos em formato de manipulação direta. Também em 2011,lançamos o projeto Divas. Esse projeto é composto por dois espetáculos. O primeiro é Bonequinhas”, comemorando os 50 anos de lançamento do filme Bonequinha de Luxo,lembrando a atriz Audrey Hepburn.

O segundo,com estréia em 2012 é “O Cobertor de Jane”, único livro escrito para as crianças por Arthur Miller. Nesse ano,lembramos os cinquenta anos da morte da atriz Marilyn Monroe, que será homenageada nessa peça. Em 2012,também lançamos nosso primeiro espetáculo de teatro de boneco para o público adulto, baseado no livro de Josué Guimarães,”Enquanto a Noite Não Chega”.