A PEQUENA SEREIA

Ariel é uma sereia de dezesseis anos de idade que está insatisfeita com a vida no mar e curiosa sobre como é o mundo humano. Com seu melhor amigo Linguado, Ariel recolhe artefatos humanos e vai para a superfície do oceano. Ela constantemente ignora os avisos de seu pai, o grande Rei Tritão, e de seu conselheiro Sebastião, que o contato entre sereias e os seres humanos é proibido.

Uma noite, Ariel, vai até a superfície e assiste a celebração do aniversário do Príncipe Eric em um navio, por quem Ariel se apaixona. Em uma tempestade que se seguiu, o navio é destruído e Ariel salva Eric. Ariel canta para ele, mas rapidamente o deixa quando ele recupera a consciência para evitar ser descoberta. Fascinado pela voz que ficou em sua cabeça, Eric promete encontrar quem o salvou. Percebendo uma mudança no comportamento de Ariel, Tritão pergunta à Sebastião sobre seu comportamento e descobre o amor de sua filha por Eric. Tritão fica furioso com Ariel, e esta procura por Ursula, a bruxa do mar…

Uma vez no covil da bruxa, Ariel faz um acordo com Ursula para transformá-la em um ser humano durante três dias em troca de ficar com a voz da sereia. Dentro desses três dias, Ariel deve receber o beijo do verdadeiro amor de Eric, caso contrário, ela vai se transformar de novo em uma sereia e pertencerá à Ursula. Ariel recebe pernas humanas e é levada à superfície por Linguado e Sebastião. Eric encontra Ariel na praia e a leva para seu castelo, sem saber que ela é a pessoa que o havia salvo. Ariel passa o tempo com Eric, e no final do segundo dia, eles quase se beijam. Irritada, Ursula usa o disfarce de uma linda jovem chamada Vanessa e aparece cantando com a voz que Ariel tinha guardado. Eric reconhece a voz e vai em direção à Ursula, mas a bruxa lança um encantamento hipnótico sobre Eric para fazê-lo se esquecer de Ariel.

No dia seguinte, Ariel descobre que Eric irá casar-se com Ursula disfarçada. Sebastião descobre que Vanessa é Ursula disfarçada, e informa a Ariel, que imediatamente vai atrás da barca do casamento. Sebastião interrompe o casamento. No caos, a concha que contém a voz de Ariel que Ursula mantém em volta do pescoço é quebrada, restaurando a voz de Ariel e quebrando o encantamento de Ursula sobre Eric. Percebendo que Ariel era a menina que salvou sua vida, Eric corre para beijá-la, mas o sol se põe e Ariel é transformada de volta em uma sereia. Ursula volta para sua forma verdadeira e seqüestra Ariel. O Rei Tritão ,então, confronta Ursula e exige a libertação de sua filha. Por insistência de Ursula, ele concorda em deixar Ariel ir embora, mas o Rei ficará como eterno prisioneiro de Ursula.

Ariel e Eric se entendem na superfície, mas a bruxa Ursula aparece e cria uma tempestade com um redemoinho que faz Eric ser jogado ao mar. Eric fere seriamente Ursula e a mata.  Mais tarde, depois de ver que Ariel realmente ama Eric, o Rei Tritão transforma sua filha em ser humano. Tempos depois, Ariel e Eric se casam em um navio e partem em direção ao por do sol.